Sejam bem vindos

Aproveitem bem as leituras, os vídeos e claro comentem também. Dispomos de notícias e reportagens sobre a educação e tecnologia. Agradeço a todos pela visita, e desejo que voltem sempre e comentem sempre que puderem.



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Conheça as principais dicas para ser efetivado após trabalho temporário

Ser pró-ativo e pontual são dois itens citados pelos especialistas para ter sucesso no emprego

Henrique Moraes
Keila Cristina Rabelo, da loja Imaginarium, destaca a proatividade como diferencial
Foto:  Divulgação
Rio - Proatividade, espírito de equipe, pontualidade, cumprimento de metas, dedicação. Estas são posturas de profissionais qualificados. Os que apresentam este perfil, geralmente são pessoas antenadas à empresa, preocupadas com a aparência, responsáveis e que superam obstáculos. Especialistas em Recursos Humanos formularam as principais atitudes para quem quer efetivar no emprego. Isto porque após o período probatório, muitas empresas absorvem os trabalhadores temporários.
Dados da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) estimam que depois do Natal, 19 mil trabalhadores terão a chance de continuar no emprego, de um total de 159 mil vagas temporárias abertas no comércio e na indústria.
“É a oportunidade para quem está começando e quer adquirir experiência profissional. O tempo de trabalho é registrado em carteira, o que garante todos os benefícios assegurados por lei”, diz Vander Morales, da Fenaserhtt.
Ser pró-ativo
A proatividade é o item mais citado pelos especialistas. Para Angelica Nogueira, gerente de RH da Catho, é fundamental se dispor com tarefas que estão além de sua responsabilidade. “Esta disposição demonstra que o trabalhador não está acomodado, mas busca novos desafios”, frisou.
Angélica ressalta que esta é uma característica levada em consideração na hora da efetivação. “Outro ponto sempre observado é a pontualidade”, disse, acrescentando que essa postura demonstra comprometimento.
Especialista em RH e co-autor do livro ‘Estresse Ocupacional’, da editora Elsevier, Henrique Veloso aconselha a buscar feedback. “É importante saber onde se precisa melhorar. Quem faz assim também demonstra interesse, desde que não haja excesso, o que configura insegurança”.
Outro ponto lembrado é a preocupação com a aparência, segundo Veloso. “Cuidar da higiene pessoal e escolher as roupas adequadas acrescentam muito na avaliação”, aconselha o especialista.
Ter bom relacionamento em equipe
Giovani Falcão, gestor de Projetos e Comunicação da Top Quality Consultoria de RH, orienta que é necessário criar um bom relacionamento com a equipe. “Facilite o trabalho em grupo e seja amigo de todos. Isso contribui na rotina do serviço e desenvolvimento pessoal”, observa.
O consultor de RH chama a atenção para não igualar o seu comportamento ao do funcionário já efetivado. “Nem sempre sabemos o grau de satisfação desse empregado ou qual é o rendimento dele para a empresa”, alerta o especialista.
Diretor da Havik Consultoria de Recrutamento, André Sih lembra que a pessoa não deve desanimar caso não seja contratado após o período temporário. “O candidato a uma vaga efetiva precisa controlar a ansiedade e não perder a esperança. É comum ser chamado posteriormente. O jovem deve ter em mente que a postura e resultados do período temporário vão determinar se ele será lembrado no futuro”, esclarece.
Vendedora da loja My Place, Cláudia Alves da Rocha alerta para não descuidar da pontualidade e do visual
Foto:  Divulgação
São quase os mesmos direitos do funcionário contratado
Advogado e professor de Direito e Processo do Trabalho, Gleibe Pretti esclarece que o trabalhador tem quase todos os direitos e benefícios que um funcionário contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com o registro em carteira como temporário. “À exceção do aviso prévio, da multa de 40% do FGTS e do seguro-desemprego”, explica o advogado. Autor do livro ‘O Novo Aviso Prévio’, da editora Elsevier, Pretti conta que os temporários têm contrato de três meses prorrogáveis por igual período.
Vendedora da loja My Place no Shopping Grande Rio, Cláudia Alves da Rocha, 19 anos, trabalhou como temporária no mês de maio, por conta do aquecimento das vendas pelo Dia das Mães. Ela foi efetivada logo em seguida. “Quem tem objetivo de ser efetivo não pode se descuidar da pontualidade e do visual”, dá a dica.
Keila Cristina Rabelo, de 36, da loja Imaginarium, no mesmo shopping, destaca a proatividade como um diferencial. “Desde o início procurei aprender todo o processo da loja”, destaca.
Confira outras dicas
'Vestir a camisa' - De acordo com a gerente da Catho, Angelica Nogueira, o temporário deve ser dedicado e buscar conhecer a empresa. “É fundamental ter interesse e ‘vestir a camisa’ da companhia em que atua. É importante estar sempre atento a acontecimentos, além de tomar atitude e sugerir melhorias”, comenta.
Cumprir metas - “Procure entregar as atividades no prazo. Demonstrar disponibilidade para desenvolver as atividades solicitadas é visto de maneira positiva pelo gestor, pois deixará claro que é um profissional que a empresa pode contar”, relata ainda a gerente de RH da Catho.
Resolver problemas - “Resolva problemas. Resista e mantenha-se motivado mesmo quando houver adversidades. É habilidade muito valorizada pelas empresas e que aumentará as suas chances de efetivação”, aconselha o diretor da Havik Consultoria de Recrutamento, André Sih.
Saber ouvir - “Saiba ouvir e não seja arrogante. De nada ajuda pedir feedback se você não estiver aberto a aceitar conselhos e aprender com os mais experientes e seus gestores”, acrescenta o consultor André Sih.
Tire dúvidas - Giovani Falcão, gestor da Top Quality, orienta que se deve perguntar para não fazer errado. “Em caso de dúvidas, pergunte sempre. Refazer o trabalho é pior e mais exaustivo. Porém, fique atento às informações para que não pergunte algo que já foi dito”, ensina.
Anote as tarefas - “Use um bloco para anotar todas as informações que você não domina, evitando que fique perdido nas tarefas ou tenha mais dificuldades”, afirma Falcão.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Tendências tecnológicas e na educação

Horário e calendário